quinta-feira, 14 de março de 2013

JOSÉ FERRAZ DE ALMEIDA JÚNIOR

Pintor brasileiro, nasceu em Itu, estado de São Paulo, em 8 de maio de 1850.

Desde criança, demonstrava inclinação para o desenho, mas não possuía recursos para estudar pintura. Mesmo assim começou a pintar e, ao terminar o quadro O Apóstolo São Paulo, foi ajudado por parentes e amigos que lhe forneceram meios para ir estudar no Rio de Janeiro. Matriculou-se  na Academia de Belas Artes, onde concluiu o curso, com brilhantismo.

Nessa Academia projetou-se como um de seus melhores aluno. Aí conquistou várias medalhas de honra e citações de louvor, dentre elas uma de Vitor Meireles.

O Imperador D. Pedro II, apaixonado das artes e grande incentivador dos artistas, ficou conhecendo o pintor, numa exposição de quadros que o artista realizara em São Paulo.

Com a ajuda do Imperador, Almeida Júnior seguiu para Paris, onde estudou na Escola de Belas Artes. Viajou para a Itália sempre procurando visitar exposições e conhecer obras de arte.

Em 1882, regressou para o Brasil e fez sua primeira exposição no Rio de Janeiro. Sete anos depois em 1899,  de regresso ao Brasil foi assassinado, na cidade de Piracicaba.

Desde de tenra idade mostrou-se calado e retraído, valorizando o aspecto moral das criaturas, ao mesmo tempo que desprezava todos aqueles que extravasavam ou valorizavam os aspectos exteriores.

Em seu modo de ser e de agir valeu-lhe, ainda na escola, a alcunha de "bicho".

Seu quadro Caipíras Negaceando foi premiado na Exposição Colombiana de Chicago. Apertando o Lombilho, outra obra sua encontra-se no Museu Paulista.

Outros quadros de Almeida Júnior:

A Ressurreição
Belisário
Cupido
Leitura 
Amolação
Partida de Monção
O Importuno
Violeiro
Picando Fumo 
Cozinha Caipira
Recado Difícil 
Saudade
Nhá Chica
Assunção da Virgem
Pescaria 
Cristo no Horto
Descanso do Lenhador


Em seus quadros sempre retratou; com inegável sentimento a rara beleza, o caipira brasileiro. Valorizou-o pelos seus valores morais, pela sincera humildade e pelo muito que faz por nossa terra.


A 13 de dezembro de 1899, à porta do Hotel Central, na cidade paulista de Piracicaba, é assassinado, suspeitando-se de que tal ocorrera em virtude de um caso amoroso.


CONHEÇA MAIS SOBRE A VIDA DE ALMEIDA JÚNIOR ATRAVÉS DESSE DOCUMENTÁRIO 


PARTE 1

PARTE 2











Nenhum comentário:

Postar um comentário