Diplomata e escritor brasileiro, nasceu em Estância, Sergipe, em 1887.
Estudou na Faculdade de Direito de Recife e desde então já colaborava em jornais.
Foi deputado estadual e senador por Sergipe. Ingressou na carreira diplomática em 1935; tendo sido embaixador do Brasil em Santiago, Helsinki, Roma e Berna.
Representou o Brasil na VII Conferência Internacional Americana, Montevidéu; na Conferência Panamericana, de Buenos Aires; e em várias sessões da Assembléia Gral da ONU, a partir de 1947. Foi membro e por diversas vezes, presidente da Comissão de Direito Internacional da ONU, a partir de 1948.
Gilberto Amado pertenceu à Academia Brasileira de Letras destacando-se como escritor em diversos gêneros literários: ficção, poesia e memórias. Suas obras principais são:
POESIAS: Suave Ascensão e Poesias.
ROMANCE: Inocentes e Culpados e Os Interesses da Companhia.
ENSAIOS: A Chave de Salomão; Grão de Areia; Aparências e Realidades; As Instituições Políticas e o Meio Social do Brasil; Densidade e Tenuidade; A Dança Sobre o Abismo; e O Espírito do Nosso Tempo.
MEMÓRIAS: História de Minha Infância; Minha Formação no Recife; Mocidade no Rio e Primeira Viagem à Europa; Presença na Política e Depois da Política.
Embora como frisamos, este escritor tenha se destacado em vários gêneros literários, foi nos Ensaios e nas Memórias que se notabilizou. Mostrou-se ser profundo conhecedor da língua portuguesa, com estilo rico e vibrante.
Faleceu, em 27 de agosto de 1969, na cidade do Rio de Janeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário